Pimenta da Tapera

Em toda sua trajetória, a Norvinco tem exercido com êxito os seus papéis perante seus colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e amigos, sempre com uma postura condizente com sua essência: produzir sonhos, através do respeito à dignidade de cada ser humano. Una-se a isso, a necessidade de colaborar com a diminuição das desigualdades sociais. Por isso, sempre abre espaço, em suas pautas, para debater parcerias que geram a melhoria da qualidade de vida. Desta forma, surgiu o apoio ao Projeto Pimenta da Tapera.

O projeto se deu em parceria com  o Instituto Eco-engenho, ONG que concebeu o Programa H2SOL – Água Solar, que visa a instalação de microssistemas produtivos de irrigação para produtos de alto valor agregado com uso de tecnologia renovável, e tecnologias adequadas em comunidades remotas do semi-árido do Nordeste do Brasil. Através desta iniciativa, muitas famílias do povoado de Baixas, no município de São José da Tapera, com um dos seus menores índices de desenvolvimento humano, incrementam suas rendas. A hidroponia, sistema de rega escolhido devido à escassez de água na região, possibilita a produção de pimenta de boa qualidade.

Assim, quase toda comunidade participa dos processos de cultivo e do beneficiamento artesanal realizado em um galpão comunitário. A partir daí é feita a comercialização do molho de vinagrete que chega a render dois salários mínimos/mês para cada família.

Esta comercialização ganhou um reforço e tanto, graças a Norvinco que desenvolveu, especialmente, uma embalagem display para o produto. Um exemplo de compromisso com o social e de integração com as atuais demandas.

 pinetnat-da-tapera